Como começar com MiSTer

Para começar a usar a plataforma MiSTer, algumas coisas serão necessárias. Addons opcionais também estão disponíveis, mas para a configuração mínima, você precisará dos seguintes itens:

  •     Placa DE10-Nano com fonte de alimentação fornecida e cartão SD. (obrigatório)
  •     Conector USB OTG ou hub USB OTG (obrigatório)
  •     Teclado USB (obrigatório)
  •     Monitor HDMI e Cabo HDMI (obrigatório)
  •     Conexão de rede (recomendado para configuração inicial e atualizações)
  •     Leitor de cartão Micro SD (necessário para configuração inicial)
  •     Resfriamento (recomendado)

Fonte de alimentação atualizada (recomendada para usuários que usam o hub USB e muitos dispositivos que consomem muita energia).

1. Placa DE10-Nano

O coração e o motor de toda a plataforma é a placa de desenvolvimento Terasic DE10-Nano, fabricada em Taiwan.
Consulte uma atualização importante da Terasic sobre o uso do MiSTer em sua placa DE10-Nano aqui: https://misterfpga.org/viewtopic.php?t=2786

Você pode comprá-lo:

    Diretamente da Terasic Inc.

Ou dos principais fornecedores de eletrônicos, como:

    Mouser
    Digikey

Uma unidade de fonte de alimentação (PSU) e um cartão MicroSD de 8 GB estão incluídos no kit. O cartão SD pode ser reformatado para uso com seu MiSTer. Qualquer cartão MicroSD de 2 GB e maior também deve funcionar bem. A classe de velocidade não o afeta. 

2. Conexão USB 

A maioria dos hubs USB básicos não alimentados funcionará. Embora seja recomendado que você use um hub OTG USB alimentado com sua placa DE10-Nano, pois ele não é capaz de lidar com alto consumo de corrente; portanto, dependendo dos periféricos que você usa, pode ser necessário um hub externo alimentado. Se você não estiver conectando muitos periféricos USB, ele lida bem com teclado, mouse e gamepad. Observe que o soquete USB não é muito robusto, por isso é melhor evitar conectar e desconectar com muita frequência. 

Opção USB 1: 

Cabo Micro USB OTG hub USB 2.0 básico. Um hub USB 2.0 básico ou um com alimentação externa seria uma boa ideia para eliminar problemas de confiabilidade do soquete OTG e fornecer energia para dispositivos externos. Alguns baratos no eBay/Aliexpress podem ser declarados como USB 2.0 de velocidade total, mas na verdade funcionam no modo USB de baixa velocidade. Eles podem ser aceitáveis ​​para o teclado, mas é melhor evitá-los. 

Opção USB 2: 

Hub USB OTG. Esses hubs são projetados para se conectar diretamente à porta micro-USB OTG e requerem menos cabos de interligação. Esses hubs também estão disponíveis no eBay/Aliexpress. 

USB opção 3: 

Placa filha do hub USB. Você pode montar ou adquirir esta placa que disponibiliza 7 portas USB para o sistema MiSTer.

3. Resfriamento

Verificou-se que o chip ARM FPGA híbrido esquenta mesmo quando ocioso no menu principal, portanto, algum resfriamento passivo é recomendado. O principal produtor de calor no chip é o processador ARM dual-core integrado, produzindo um calor constante, independentemente do núcleo FPGA em uso. O chip Cyclone V FPGA na placa DE10-Nano é de nível industrial e suporta até 100°C, mas para garantir o uso a longo prazo sem degradar suas características, é altamente recomendável adicionar pelo menos um dissipador de calor. Este chip tem aproximadamente 21,5 mm x 21,5 mm. As dimensões ideais de um dissipador de calor são 22 mm x 22 mm e cobrirão todo o FPGA. Dissipadores comumente encontrados com dimensões que variam de 20mm x 20mm a 25mm x 25mm podem ser usados, mas para dissipadores de calor maiores preste atenção aos componentes próximos, eles não devem tocar no dissipador de calor. A altura do dissipador de calor não deve ser superior a 10 mm se for usada uma placa de E/S, pois pode tocar nas peças da placa de E/S e criar curtos-circuitos. 

Resfriamento ativo 

Alguns núcleos grandes como ao486 e Minimig são sensíveis à temperatura do chip FPGA e tornam-se instáveis ​​se ficarem muito quentes. Portanto, o resfriamento ativo, além do resfriamento passivo, é recomendado para estabilidade. Se você estiver construindo ou comprando uma placa de E/S, ela foi projetada para uma ventoinha de 40 mm x 40 mm. As placas de E/S montadas já devem ter um ventilador instalado. Se você não usar nenhuma placa de E/S, poderá escolher qualquer ventoinha, mas lembre-se de que deve usar apenas a linha de 5 V da placa Terasic DE10-Nano para acionar uma ventoinha de 5 V. (A linha de 9V do DE10-Nano é deliberadamente escondida pela placa MiSTer I/O para evitar qualquer possibilidade de curto-circuito acidental com qualquer outro sinal.) Você também pode considerar uma ventoinha maior de 12V, ela deve funcionar, mas girar mais devagar e ainda fornecer uma boa fluxo de ar. (Observe que os fãs populares de Noctua podem não girar quando subvolvidos). Uma grande variedade de ventiladores pode ser encontrada na maioria dos sites de componentes eletrônicos, como Digikey, Mouser e muitos outros. 

4. Fonte de alimentação atualizada (recomendada) 

Se você for usar a placa adicional de hub USB oficial com muitos periféricos conectados, haverá um consumo de corrente muito maior exigido do PSU padrão do que foi originalmente projetado. Isso pode levar à instabilidade e deve ser evitado. Se você estiver usando uma placa adicional de hub USB, atualize para uma fonte de alimentação de 4 amperes ou superior para fornecer corrente suficiente para ambos. Ao substituir a fonte de alimentação, certifique-se de obter uma de qualidade relativamente alta, pois o DE10-Nano pode ser danificado se você mudar para uma fonte de alimentação barata e malfeita. Aqui está uma fonte de alimentação Mean Well altamente recomendada: 

Esta fonte de alimentação também requer o cabo de alimentação IEC 320 C13 fêmea apropriado para sua tomada que é apropriado para sua região .

Comentários

Postagens mais visitadas